g2h

level

terça-feira, 29 de setembro de 2009

jabaquara apartamento lugar bom para morar

O Jabaquara é um distrito paulistano criado em 1964, embora seja região povoada desde o século XVII, e localizado na zona centro-sul do município. Conta com duas estações de metrô e uma rodoviária. Conta atualmente com mais de 220 mil habitantes.


O Sítio da Ressaca foi construído no século XVIII e tombado no ano de 1972. Três anos depois, o projeto CURA (Comunidade Urbana de Recuperação Acelerada) transformou o Jabaquara em área piloto, com a restauração iniciada em 1978 e retomada em 1986, após um incêndio. O local abrigou o Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro, que reúne objetos referentes à presença dos negros em São Paulo.

Até o início do século XVII, a região era ocupada apenas pelos viajantes que se dirigiam a Santo Amaro e a Borda do Campo. A partir dessa época, a região começou a ser procurada por fazendeiros e sitiantes que passaram a abrir estabelecimentos agrícolas e comerciais. Contudo, começou a popularizar-se apenas a partir do final do século XIX, quando a prefeitura decidiu instalar o Parque do Jabaquara, utilizado para passeios e piqueniques.

a imagem em: sempla.prefeitura.sp.gov.br/historico/1970.

Entre os anos de 1886 e 1913 circularam pela região os trens a vapor de uma pequena ferrovia que ligava a Vila Mariana a Santo Amaro e cujos trilhos foram implantados sobre uma via do antigo Caminho do Carro (via de ligação entre São Paulo e Santo Amaro após atravessar os atuais distritos do Campo Belo e do Brooklin). Em 1906, a Light And Power Co. implantou uma linha de bondes que passava ao largo da região, pois seguia em um trajeto que ia desde a rua Tutóia, na Vila Mariana, até o centro de Santo Amaro.

O primeiro loteamento do Jabaquara aconteceu na Vila Santa Catarina entre 1920 e 1921. Até o final da década de 1920 boa parte da região era escassamente povoada, com chácaras esparsas em meio a extensas superfícies não ocupadas. Uma região sem grande urbanização e com grandes características rurais até então.

O desenvolvimento e a urbanização vieram apenas no final da década de 20, com a criação da auto-estrada Washington Luís, ligando a mais desenvolvida Vila Mariana aos loteamentos suburbanos às margens das represas, e, principalmente, como a inauguração do Aeroporto de Congonhas em 1936.

A construção da Paróquia São Judas Tadeu em 1940, a pedido do arcebispo metropolitano Dom José Gaspar Afonso e Silva, auxiliou na valorização das terras da região, que se beneficiou com o desenvolvimento, e isso incentivou a abertura de loteamentos (Jardim Aeroporto, Vila Mascote, Vila Santa Catarina, Vila Parque Jabaquara), que, no entanto, permaneceram praticamente desocupados ou com apenas alguns núcleos isolados até os anos 50.

Outra valorização posterior veio em em 1968, quando começaram as obras do metrô de São Paulo. Ficou determinado que a primeira estação da linha seria a estação Jabaquara, inaugurada junto a outras 6 estações em 14 de Setembro de 1974.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares